Numa tigela grande misture a farinha de trigo com o sal.
Regue com metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa – a farinha precisa entrar em contato com um pouco de água antes do óleo, para absorver melhor o líquido.
Adicione o óleo e misture bem.
Ainda dentro da tigela, acrescente aos poucos o restante da água, amassando com a mão até que a massa absorva todo o líquido.
Sove a massa por 5 minutos: aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela até atingir uma textura macia e elástica.
Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo – é bem fina mesmo, evite juntar mais farinha na massa, o pão pode ficar ressecado.
Modele a massa numa bola e embale com filme (ou cubra com um pano) e deixe descansar por 10 minutos – esse descanso relaxa o glúten e faz o pão inflar com mais facilidade.
Modele um rolinho com a massa e, com uma espátula de padeiro (ou faca), divida em 10 porções. Enrole cada porção numa bolinha e polvilhe a bancada com farinha de trigo.
Abra uma bolinha com o rolo de macarrão até formar um disco bem fino – vá polvilhando farinha sob e sobre a massa para não grudar.
Leve uma frigideira média (de preferência antiaderente) ao fogo médio – não precisa untar.
Quando estiver quente, bata o disco de massa contra as mãos para tirar o excesso de farinha e coloque na frigideira.
Deixe o pão assar por 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas.
Com cuidado para não rasgar a massa, vire o pão com uma pinça e deixe por mais 15 segundos na frigideira – o pão vai começar a inflar.
Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.
Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para chamuscar levemente.
Transfira o pão para um prato e cubra com um pano de prato – assim os pães ficam macios e permanecem quentinhos.
Repita com o os outros discos.
Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar.
0 Comentários