- 2 xícaras (chá) de avelã (250 g)
- 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (55-60%) (cerca de 150 g)
- Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai ser usada para o banho-maria.
- Pique o chocolate em pedaços pequenos e transfira para uma tigela de vidro (ou inox).
- Encaixe a tigela na panela e mexa com uma espátula até o chocolate derreter completamente.
- Se preferir, leve o chocolate para derreter no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos – mexa a cada etapa para não queimar e derreter de maneira uniforme.
- Reserve.
- Coloque as avelãs numa frigideira e leve ao fogo médio por cerca de 5 minutos.
- Mexa de vez em quando, para que as avelãs aqueçam e fiquem com a pele levemente tostada (se preferir, aqueça as avelãs no forno).
- Transfira as avelã ainda quentes para um pano de prato limpo, dobre e esfregue umas às outras para soltar o máximo de pele que conseguir – caso algumas avelãs continuem com a pele presa não tem problema.
- Coloque a avelã ainda quente sem a pele no processador e bata por cerca de 10 minutos, até ficarem bem trituradas e soltarem o próprio óleo – a idéia é formar uma pasta da avelã antes de adicionar o chocolate.
- Sempre que necessário, desligue o processador e raspe a lateral do copo com uma espátula para bater de maneira uniforme.
- Adicione o chocolate derretido em fio contínuo pelo bocal do processador, sem parar de bater para incorporar.
- Nesse momento o creme de avelã tem a consistência mais líquida por conta da temperatura dos ingredientes.
- Transfira o creme de avelã com chocolate para uma tigela e leve à geladeira, sem cobrir, por 30 minutos – o choque térmico ajuda a deixar a consistência do creme mais pastosa.
- Retire da geladeira e mexa bem com uma espátula para deixar a mistura uniformemente cremosa.
Transfira para um pote com fechamento hermético e mantenha em temperatura ambiente por até 1 mês. Atenção, é muito importante que o pote de vidro para armazenar o creme de avelãs esteja bem limpo e seco.
0 Comentários